quarta-feira, 21 de março de 2012

DECORAÇÃO PARA SOLTEIROS

Oi galera gente fina, prometi no início do blog que falaria um pouco sobre decoração de casas e apartamentos de solteiros, mas ainda não tinha cumprido a promessa. Até agora. O tema de hoje será como deixar seu bunker a sua cara e impressionar as visitas que podem aparecer ocasionalmente. Vou tentar falar de coisas que sirvam para homens e mulheres que morem sozinhos, mas muito provavelmente as dicas vão ser mais úteis para a ala masculina.

As dicas de decoração que ando lendo recomendam chamar um profissional especializado em design de interiores e, se você tiver grana pra isso, vá em frente, vale muito a pena. Mas nós, reles mortais que estamos morando sozinhos pela primeira vez e não podemos nos dar ao luxo de contratar um decorador, podemos nos contentar com as inspirações a seguir. Vou dando minhas opiniões e fazendo comentários ao longo do post.






A melhor parte de morar sozinho é poder deixar tudo na sua casa do jeito que você quer. Poder usar as suas cores preferidas, colocar os móveis onde achar melhor e escolher as peças de decoração que mais tem a ver com você. Mais do que isso, no seu apartamento você pode expressar sua personalidade, colocando nas paredes quadros e fotos que te representem e deixando à mostra objetos que te definam (como uma bola de futebol ou um violão). Se você fizer uma coleção (como a de carros em miniatura da última foto) ela pode ser o carro-chefe do seu apartamento, tendo toda a decoração baseada nela.





Os materiais a serem usados no apartamento também mudam completamente o visual de um ambiente. A sua casa é o lugar de mostrar quem você é, expor o que você gosta e é onde você passará mais tempo, então você tem que se sentir a vontade dentro dela. Se você curte natureza e ar livre, usar madeira e encher a casa de plantas pode ser uma boa ideia, se você gosta do mar pode inspirar seu espaço num tema náutico e se é moderno pode fazer uma decoração bem clean, com cores claras. Tentei fazer minha casa o mais minimalista possível, sem muita informação e com bastante espaço livre, mas se você gosta de um clima mais aconchegante pode colocar bastante informação e muitas peças de decoração para passar um clima mais acolhedor.





Falei sobre as cores das paredes porque pintar uma ou mais paredes é o jeito mais fácil de colocar o seu estilo num cômodo, mas nem sempre dá pra comprar uma tinta e pintar as paredes, principalmente se o apê for alugado. Nesse caso você pode usar as peças de decoração (cortinas, roupa-de-cama, toalhas, móveis, almofadas, etc) para deixar uma cor em predominância. Na minha casa as paredes são brancas, e a decoração é toda preta-e-branca, então eu mantive o visual minimalista que eu queria e não precisei pintar nada, utilizei dos detalhes. Outra ideia genial são os adesivos de parede, que não dão trabalho pra colocar, ficam super legais e depois podem ser retirados. 









Os detalhes fazem toda a diferença, principalmente se o seu espaço for pequeno, como o meu. E decorar bem não precisa necessariamente ser caro: você pode trazer coisas da casa dos seus pais, comprar objetos em feiras, usar coisas não-decorativas como decoração e abusar da criatividade. O importante é ser um lugar agradável para você, que você se orgulhe de mostrar para quem quer que possa ir te visitar - e ser prático, coerente com seu dia-a-dia. Se você recebe muita gente em casa, tenha um lugar para que a galera possa sentar e conversar, se você come sozinho, uma mesa com dois lugares já está de bom tamanho, e por aí vai.





E por último: tenha um lugar absurdamente confortável para ficar. Pode ser uma cama, uma poltrona, um sofá, uma mesa... desde que exista um lugar na sua casa onde você possa simplesmente relaxar e aproveitar seu canto, você se sentirá em casa. Até mesmo um pufe, que não é algo muito caro, pode ser um cantinho pra você ler um livro e ver televisão em paz, aproveitando que não tem ninguém mais pra te encher o saco e te mandar fazer outra coisa. Na minha casa o "absurdamente confortável" é uma poltrona branca que eu comprei numa mega promoção e é o móvel que eu mais gosto no meu apê, depois da cama, claro.

Quando for ter sua própria casa pesquise muitas imagens na internet e veja o que gosta ou não, vá tendo ideias. Também deixe espaço para ir incrementando as coisas. Você pode ir personalizando as coisas aos poucos, não precisa elaborar um projeto de decoração profissional e realizá-lo como se fosse um designer. Vá juntando grana, ganhando coisas e implementando o ambiente com o tempo. Quero um relógio de parede que vi na imaginarium, uma placa de trânsito para colocar na parede da cozinha e um adesivo de geladeira, mas essas coisas estão na lista de futuros investimentos.

E é isso. As dicas de hoje vieram de um simples universitário que não estudou nada de decoração e deu opiniões meramente pessoais. Quis fazer um post com mais imagens do que texto, pra variar, espero que tenham gostado. Agradeço as fontes utilizadas: Casa Abril.com e o Blog da Flávia, e recomendo-os, porque têm ótimas dicas. Até a próxima!

Deixe um comentário dizendo se você gostou, concorda ou discorda e se foi útil pra você. Compartilhe pelo facebook, twitter, orkut ou e-mail. Se quiser acompanhar o blog torne-se um seguidor se inscrevendo na barra lateral  (:   

7 comentários:

  1. jogar "room" na search do we heart it tambem é uma boa, apesar de que a maioria sao caros ou bagunçados, mas sempre tem uns bons la. vo salvar na read later esse post kkkkkkk pra quando eu mudar de ap.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAH espero que sejam úteis. eu coloquei imagens que me chamaram a atenção, então tem muito a ver com o meu gosto pessoal, mas com certeza existem infiniiitas imagens de todos os tipos, vale a pena pesquisar bem

      Excluir
  2. Respostas
    1. Por isso digo que vale pesquisar na internet até achar algo que se aplique ao seu gosto, as imagens que eu escolhi tem muito a ver com meu gosto pessoal :)

      Excluir
  3. Eu gosto de uma decoração mais clean, sem muita informação. Acho que o Tchan da coisa é a beleza nas pequenas coisas, mas esse sou eu, né. Pra mim ter coisa d+ só atrapalha, pois vc tem mais do que realmente vai precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, também gosto mais de decorações minimalistas, tanto que é a que eu usei aqui em casa, mas isso vai de cada um

      Excluir
  4. Se nao tiver dindin pra contratar um decorador,um amigo gay sempre pode ajudar!rsrsrs

    ResponderExcluir